Grupo AUM é homenageado!
No dia 27 de fevereiro de 2012, a pianista Arlete Tironi Gordilho recebeu a Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes, em evento no Terraço Itália (SP).
Trata-se da mais alta condecoração outorgada pela Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino.
Todo o Grupo AUM foi homenageado por seu trabalho de divulgação da música brasileira, e apresentou algumas obras do compositor Edmundo Villani-Côrtes, que também estava presente.
Texto lido na hora da Arlete receber a Comenda:
“Arlete Tironi Gordilho, paulistana, pianista de formação clássica, pela Faculdade Santa Marcelina.
Sempre teve a música presente em sua vida. Começou a tocar acordeon aos 6 anos, se apresentava em programas de rádio e TV e ficou conhecida como a “caçulinha do acordeon”.
Aos 11 anos, após esgotar todas as possibilidades do instrumento, começou a estudar piano.
Estudou com grandes nomes, tais como Alberto Salles, Lina Pires de Campos, Magda Tagliaferro, Vera Del Nero Gomes, Maria Curcio, Flávio Varani, Gilberto Tinetti.
Apresentou-se como recitalista na capital, interior e outros estados, foi premiada em diversos concursos, foi solista da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, recebendo elogios da crítica especializada.
Participa ativamente da Sociedade Duo Pianístico Brasil-Japão e Grupo de Pianistas de São Paulo.
Professora particular de piano há quase 25 anos, por suas mãos já passaram aproximadamente 150 alunos.
Paralelamente a essa trajetória musical intensa, leva sua vida familiar, com seu marido Alcides Gordilho, seu grande incentivador, com quem tem 3 filhos e 5 netos.
Em 1997, em busca de novos repertórios, formou o Grupo AUM juntamente com a flautista Liliana Bertolini, e desde então esse projeto tornou-se sua principal realização.
O objetivo de Arlete e Liliana era mostrar o repertório de música erudita brasileira, e aos poucos foram unindo mais músicos e incluindo obras de compositores vivos, que além de fornecer partituras, orientavam na interpretação.
Um marco fundamental na história do grupo, foi conhecer o compositor Edmundo Villani-Côrtes no ano 2000. A identificação foi tão grande que iniciaram uma sólida parceria, onde Villani faz arranjos especialmente para a formação tão diferenciada do grupo, participa de ensaios, apresentações, viagens e foi o diretor musical dos três CDs que o grupo lançou em 2001, 2003 e 2007.
Ano passado lançaram o DVD “Cortesia” – homenagem aos 80 anos de Villani-Côrtes e celebração dos 10 anos dessa parceria. O DVD é composto de entrevistas e dois shows, um no Centro Cultural São Paulo e um programa especial produzido pela TV Cultura.
Nesse ano de 2012, o AUM comemora 15 anos de existência, marca não muito comum para os conjuntos de câmara.
O grupo caminha harmoniosamente entre o erudito e o popular, como vocês puderam ouvir nas duas interpretações.
O Grupo AUM é formado por:
Arlete Tironi Gordilho ao piano
Liliana Bertolini na flauta
Hélcio de Latorre na flauta e flautim
Gilson Barbosa no oboé e corne inglês
Clóvis Camargo no contrabaixo
Nath Calan e Leonardo Bertolini na percussão
E Luciana Aith, na produção do grupo desde o seu início.”
Algumas fotos do evento:
Agradecimento especial para Luis Roberto Trench.
LUIS ROBERTO A TRENCH -
AGRADEÇO AS FOTOS. PENA QUE EU NÃO TENHA SAÍDO EM NENHUMA…AFINAL DE CONTAS COMO PRESIDENTE DO ALTO CONSELHO DA MÚSICA ERUDITA E CHANCELER DA ORDEM, FUI EU QUE FIZ A INDICAÇÃO DA ARLETTE E DO GRUPO AUM… PARABÉNS DE QUALQUER FORMA! DR LUIS ROBERTO A TRENCH
admin -
Muito obrigada Luis Roberto Trench!
O agradecimento especial está no fim do post!
Quanto as fotos, essas são apenas algumas que tirei, ainda estou aguardando o CD com as fotos oficiais do Sr. Colomo!