15ª faixa do novo CD Turmalina.

Sobre a peça, pelo próprio compositor:

“Algumas peças são compostas por inspiração, outras por transpiração Mantiqueira* eu fiz pelo amor à serra do mesmo nome, foi composta em Visconde de Mauá (Rio de Janeiro) e foi pura inspiração, recebi a melodia do cosmos. O grande mérito do AUM é o grupo estar pesquisando e fazendo esse acervo de repertório para essa formação. Isso é espetacular e é uma coisa que, em geral,  as pessoas não veem. Sempre falam mais da performance do grupo, sem destacar a importância que é essa pesquisa.”

O pianista e compositor Nelson Ayres (São Paulo, 1947) é reconhecido como uma das personalidades da música instrumental brasileira, um constante inovador. Iniciou a carreira nos anos 1960, dividindo o palco com outros estudantes, que traziam para São Paulo a nascente Bossa Nova, como Toquinho e Chico Buarque. rock predominante na maioria dos grupos do gênero. Na década de 90, Ayres retomou a música orquestral, atuando como regente e diretor artístico da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Suas composições de música erudita têm sido executadas por orquestras em todo o mundo, como a Sinfônica de Jerusalém e a New York Symphony BrassQuintet.

*Mantiqueira é a única peça que não foi composta especialmente para o grupo. É considerada um clássico da música instrumental brasileira, e nesse CD, o momento solo das fundadoras do AUM.